BANCO DE SEMENTES E HORTAS ORGÂNICAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

img-20160610-wa0048Durante a I Semana do Meio Ambiente de Pindoretama, que ocorreu em 06-10 de junho de 2016, ocorreu uma mobilização geral da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), TORUS.eco, Projovem Campo – Saberes da Terra, escolas municipais para a implantação de banco de sementes e hortas orgânicas nas escolas de Pindoretama. Tais instrumentos de aprendizagem serão utilizados na dinâmica pedagógica dos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas escolares.

A SEAMA e SME distribuíram sementes e adubo para as escolas, que, por sua vez, realizaram campanhas para a coleta de mais sementes e de material reciclável, como garrafas PET e pneus, junto aos alunos. Assistidos pelos professores, os alunos construíram canteiros e hortas verticais com material reaproveitado, prepararam a terra e realizaram o plantio de hortas orgânicas.

Participação do Projovem Campo – Saberes da Terra

Coordenados pelo educador agrário Álvaro Nemésio dos Santos Neto, alunos do “Programa Projovem Campo – Saberes da Terra” realizaram palestra educativa com o tema “Preservar o meio ambiente é um dever de todos” no espaço produtivo da Escola Municipal José Queiroz Ferreira, no Distrito de Pratiús, além de demonstrar como realizar o plantio de mudas e de sementes e como preparar o substrato para o plantio.

Através de parceria entre a SEAMA e o Projovem Campo, o grupo estudantil deverá prestar auxílio técnico continuado quanto ao manejo das hortas orgânicas também para as demais escolas municipais.