Ciclo de Capacitações e I Fórum de Saúde Ambiental – Preservação dos Recursos Hídricos de Pindoretama

Durante o período de 16 de junho a 22 de julho de 2016, a Prefeitura de Pindoretama, através da Secretaria de Saúde e do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), realizou o “Projeto Água – Cuidar, Armazenar e Economizar para não Faltar”.

A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), com representação de Cícero Nogueira Florencio, Francisco de Assis Lima e Beatriz Chagas de Mesquita, ministrou parte do ciclo de capacitações do projeto.

Um público de 220 pessoas, entre representantes do poder público, profissionais da Unidade Básica de Saúde Familiar (PSF), agentes de saúde, agentes do SAAE, representantes de conselhos diversos, coordenadores, professores e estudantes, deposeiros e catadores de material reciclável participaram das atividades do projeto, que envolveu palestras, aulas de campo, dinâmicas em grupo e trabalhos individuais, voltados ao uso racional da água e a conservação desse recurso indispensável à vida.

O projeto culminou na realização do “I Fórum de Saúde Ambiental – Preservação dos Recursos Hídricos de Pindoretama”, realizado em 22 de julho de 2016, na Escola Municipal Verônica Pereira de Araújo, que também contou com a participação de equipe da SEAMA. Aproveitou-se a oportunidade para discutir a problemática da água, das nascentes e matas ciliares, dos resíduos sólidos, do saneamento básico e da educação ambiental.

As ações de educação ambiental demonstram sua importância ao induzir a reflexão crítica e a construção do conhecimento, sensibilizando as esferas da sociedade quanto às questões de relevância social e ambiental. A discussão, a troca de informações e de experiências dos processos multidisciplinares do desenvolvimento possibilitadas pelo fórum contribuem para a construção de espaços, valores, práticas e comunidades sustentáveis por meio da participação coletiva e da atuação da gestão municipal.

Confira os momentos do ciclo de capacitações do projeto e do I Fórum de Saúde Ambiental – Preservação dos Recursos Hídricos de Pindoretama.