Dia D de combate à Hepatite tem testes gratuitos em Pindoretama

_MG_5023Nesta sexta-feira (28), Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, Pindoretama recebeu a ação do Dia D de Mobilização contra as Hepatites Virais. A atividade ofereceu gratuitamente à população testes rápidos de Hepatites B e C.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, a ação aconteceu no Centro Cultural e contou ainda com imunização contra Hepatite B. Também receberam a atividade as localidades de Pratius e Coqueiro.

As hepatites virais são infecções sistêmicas causadas por vírus hepatotrópicos, sendo conhecidos como vírus A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV). As hepatites virais A e E são de transmissão fecal-oral, enquanto as hepatites B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea, vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual).

Os vírus B, C e D podem evoluir para doença crônica, que pode apresentar como desfecho a fibrose hepática, cirrose, além de carcinoma hepatocelular. O vírus é considerado um grave problema de saúde pública, sendo a primeira causa de transplantes de fígado no Brasil e, nas fases avançadas, podem levar à morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*