FESTA ANUAL DAS ÁRVORES – 2016

_MG_1497A “Festa Anual das Árvores” ocorre em março, coincidindo com o período chuvoso no Nordeste. O evento acontece em parceria entre a Sema, os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas e entidades privadas.

Pindoretama se orgulha de sua primeira participação no evento. As Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e as escolas municipais envolveram as crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental em rodas de conversa, na elaboração e exposição de desenhos e de redações temáticas, e ainda em uma ação de reflorestamento com a distribuição e o plantio de 250 mudas de espécies nativas.

As ações de educação ambiental realizadas e o contato com o meio ambiente constituem meios para a troca de informações e a construção do conhecimento e fazem despertar novos olhares e sentimentos em relação ao meio que se encontra em volta, contribuindo à conscientização da população quanto a questões ambientais necessárias ao equilíbrio dos ecossistemas e da vida, como as funções e importância da vegetação nativa, o manejo adequado do solo, o uso racional da água e a preservação do meio ambiente. As atividades realizadas também trabalham aspectos como a socialização e o desenvolvimento de vínculos comunitários, a mobilização social, a difusão de cultura da sustentabilidade, etc., promovendo a sadia qualidade de vida da população.

Devido à importância vital das funções e dos recursos das florestas, reconhece-se que ações de educação ambiental e de reflorestamento constituem estratégia indispensável para o desenvolvimento sustentável de Pindoretama.

Benefícios do reflorestamento:

• Proteção de área agrícola a partir da produção e melhoria do solo, da inserção de nutrientes naturais e da otimização da capacidade de armazenamento de água subterrânea, contribuindo para a disponibilidade do recurso, inclusive em períodos de seca;
  • Filtro natural, contribuindo não apenas para a quantidade, mas a qualidade da água;
  • Proteger e recuperar florestas, nascentes e áreas de mananciais é uma forma de reduzir os custos de abastecimento e de tratamento da água para a população.
  • Captação de CO2 da atmosfera, gás do efeito estufa, amenizando mudanças climáticas relacionadas ao aquecimento global;
  • Melhoria da qualidade do ar;
  • Proteção de nichos ecológicos de inúmeras espécies;
  • Promoção da biodiversidade e da qualidade ambiental.

Rodas de conversa: “A importância da árvore e das matas ciliares”

Data/hora: 21/03/2016, manhã e tarde

Elaboração de artes e de redações temáticas: “Reflorestar ou desmatar, qual o caminho para o desenvolvimento de Pindoretama?”

Data/hora: 22/03/2016, manhã e tarde

• Exposição de artes e de redações temáticas

Data/hora: 23/03/2016, manhã e tarde

Local das ações: escolas municipais de ensino fundamental.

Participantes: total de 1866 alunos do ensino fundamental.

Escolas:

Aurelina Falcão da Silva – 80 alunos

Camilo José Anselmo – 175 alunos

Francisca Holanda Costa – 417 alunos

Francisco Raimundo de Oliveira – 98 alunos

Joaquim Nunes Vieira – 100 alunos

José Queiroz Ferreira – 232 alunos

Maria Nair de Vasconcelos – 181 alunos

Olga Vale Albino – 129 alunos

Pedro Ricardo da Silva – 177 alunos

Professora Andrelina Maria de Sousa – 70 alunos

Professora Verônica Pereira de Araújo – 130 alunos

Raimundo Benicio Sobrinho – 77 alunos

• Reflorestamento: distribuição e plantio de mudas de espécies nativas

Data /hora: 23/03/2016, manhã

Local da ação: Sítio Torus, Distrito de Caponguinha

Participantes: 30 alunos do Ensino Fundamental II das escolas municipais Raimundo Benício Sobrinho, na Caponguinha, e Professora Andrelina Maria de Souza, no Sítio Minhocas.

• Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pindoretama – SAMA
  • Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Pindoretama – SME
  • Torus Soluções Sustentáveis
  • Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social – COEAS da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA
  • Parque Botânico do Ceará
  • Escolas municipais de Ensino Fundamental.