I SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE PINDORETAMA

img-20160610-wa0030De forma a participar das comemorações alusivas a SEMANA DO MEIO AMBIENTE, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) junto à Secretaria Municipal de Educação (SME) realizaram uma semana repleta de atividades educativas, que ocorreram durante os dias 06-10 de junho de 2016. É importante ressaltar o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) ao nosso município, ao fornecer materiais educativos e de divulgação para a realização das ações.

Considerando a importância da água para a vida, o tema central da Semana do Meio Ambiente 2016 foi “Água e Nascentes“. Os esforços se voltaram à importância da proteção e da recuperação das nascentes, assim como no combate ao desperdício da água.

Primando pela sensibilização social para as questões ambientais, promoveu-se a participação das creches e escolas de todas as comunidades municipais em ações para a preservação do patrimônio natural do país.

As diversificadas ações educativas realizadas nas escolas e creches municipais contaram com a participação de mais de 3.000 alunos do ensino infantil e do ensino fundamental e consistiram em:

Rodas de conversas

Elaboração, apresentação e exposição de desenhos, cartazes e redações

Dramatizações

Gincanas com a presença de palhaço

Oficinas de produção de brinquedos com material reciclado

Aulas de campo a hortas e recursos hídricos das localidades

Limpeza nas comunidades

Implantação de banco de sementes e de hortas orgânicas

Pacto da Juventude pelo Meio Ambiente

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) de Pindoretama tem a crescente dedicação na realização continuada de ações de educação ambiental, visando informar, sensibilizar e desenvolver uma consciência crítica nos cidadãos, incentivando a mobilização e a participação social nas questões de interesse público.

Participe você também!

Parceiros:

• Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) de Pindoretama
  • Secretaria Municipal de Educação (SME) de Pindoretama
  • Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA)
  • TORUS.eco
  • Projovem Campo – Saberes da Terra
  • Programa de Ensino Tutorial – PET da Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Suen Ziegler, facilitadora dos Círculos de Cultura da Educação Biocêntrica

Escolas municipais:

• Andrelina Maria de Sousa
  • Aurelina Falcão da Silva