PACTO DA JUVENTUDE DE PINDORETAMA PELO MEIO AMBIENTE

1-banner-pacto-da-juventude-pelo-meio-ambienteDurante a I Semana do Meio Ambiente de Pindoretama, em junho de 2016, os alunos do ensino infantil e do ensino fundamental estiveram envolvidos em uma diversidade de ações de educação ambiental, planejadas em parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e TORUS.eco. Os esforços culminaram na realização do “Pacto da Juventude pelo Meio Ambiente”, evento que ocorreu no Centro Cultural e no Auditório da Secretaria de Ação Social.

Nas escolas, os alunos do ensino fundamental II partiram de questionamentos quanto aos problemas ambientais existentes em suas comunidades, resultando no “Diagnóstico Ambiental Municipal”. Em seguida, refletiram e discutiram sobre o que poderiam fazer para melhorar a qualidade do meio ambiente e a qualidade de vida da população, hoje e no futuro, propondo soluções sustentáveis.

Cada escola encaminhou um representante de cada ano do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) para compartilhar o conteúdo discutido e as soluções encontradas com os alunos das demais instituições de ensino público municipal durante o “Pacto da Juventude para o Meio Ambiente”, firmando, em nome da juventude local, o compromisso de cuidar do meio ambiente. 48 alunos do ensino fundamental II, representando 12 escolas, participaram do evento, que envolveu:

Apresentação da Fanfarra Druum, grupo artístico de Pratiús I

Recitação de poesia escrita por alunos

Cinema ambiental

Palestra “Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos – Uma gestão compartilhada”, ministrada por alunos do “Programa de Ensino Tutorial – PET” da Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará – UFC

Círculos de Cultura da Educação Biocêntrica, facilitados por Suen Ziegler

Diagnóstico ambiental municipal e propostas para a sustentabilidade

Consolidação de Pacto da Juventude pelo Meio Ambiente

O envolvimento dos estudantes ocorreu de forma animada e participativa, demonstrando o potencial da educação ambiental enquanto ferramenta básica, indispensável e contínua para a transformação de condutas e a construção da responsabilidade quanto aos processos de desenvolvimento social e à preservação do meio ambiente, difundindo cultura de respeito à vida e à sustentabilidade do planeta.

Apresentação da Fanfarra Drumm

Abertura oficial