Pindoretama participa de Seminário Escolas Sustentáveis para o Futuro – Práticas e Experiências em Educação Ambiental

img_20160613_093346338A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) convidou a gestão municipal de Pindoretama a participar do “Seminário Intermunicipal Escolas Sustentáveis para o Futuro – Práticas e Experiências em Educação Ambiental”, realizado pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), em 13 de junho de 2016, no Hotel Mareiro, em Fortaleza.

Integrantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) e da Secretaria Municipal de Educação (SME), além de um grupo de coordenadores, professores e alunos representaram Pindoretama no evento, que contou com: apresentação do Instituto Brasil Solidário, distribuição de material educativo, palestras, apresentação de resultados de projetos socioambientais, troca de experiências entre instituições, gestores municipais, profissionais, alunos, etc.

A educação ambiental e a gestão integrada de resíduos sólidos consistiram nos principais temas abordados. Discutiu-se sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), consumo consciente, coleta seletiva e reciclagem. O “Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar” do IBS foi destaque em relação à realização da coleta seletiva em escolas por todo o Brasil e se assemelha ao projeto “SISPEA – Sistema de Sensibilização e Práticas em Educação Ambiental”, em andamento nas escolas de ensino fundamental de Pindoretama.

Baseando-se na educação ambiental enquanto ferramenta básica dos processos multidisciplinares do desenvolvimento, discutiu-se sobre o papel individual, da família, da escola e da gestão municipal acerca das questões socioambientais para a construção de espaços, valores, práticas e comunidades sustentáveis por meio da atuação da escola, da participação coletiva e da consolidação de políticas públicas.

Um comentário