Pindoretama participa de seminário regional para implantação do Siasar

IMG-20170208-WA0013O vice-prefeito Tadeu Fernandes Rodrigues, e o chefe do gabinete do prefeito, Jorge Luiz Nogueira, participaram, nesta quarta-feira (08) em Fortaleza, do seminário regional para discutir as medidas necessárias para a implantação do Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) em 25 municípios da Bacia Metropolitana.

O evento, promovido pela secretaria de estado das Cidades, contou com a participação de representantes das prefeituras da região metropolitana e do Banco Mundial, do Ministério da Integração e da Companhia de Água e Esgoto (Cagece).

Foram discutidos a implantação do Siasar nos municípios e a importância de conhecer e mapear o sistema de saneamento rural com vistas à adoção de medidas que tornem o saneamento cada vez mais democrático, atingindo toda população.

O Siasar

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.