Prefeitura de Pindoretama concede reajuste aos professores

IMG_9067Nesta quinta-feira (30), o prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo, sancionou a lei que confere reajuste de 7,64% aos professores da educação básica, aplicando o percentual estabelecido pelo Governo Federal. Este é o quinto ano seguido em que o aumento é concedido integralmente aos profissionais.

Com o acréscimo, o menor valor recebido por um professor que trabalha 40 horas semanais no município passa de R$ 2.144,82 para R$ 2.308,68, sendo maior do que o piso nacional. O aumento é retroativo a 1º de janeiro e contemplará tanto professores efetivos como contratados.

Para o prefeito Valdemar Araújo, a gestão cumpre um compromisso com o professor. “Este é o quinto ano em que repassamos inteiramente o aumento concedido pelo Ministério da Educação para os professores. Como já pagamos o piso nacional, o percentual poderia ser um pouco menor, mas nossa vontade é que fosse maior”, pontua.

O piso salarial nacional do magistério foi instituído pela Lei Federal n° 11.738, de 16 de julho de 2008, regulamentando uma disposição já prevista na Constituição Federal (alínea ‘e’ do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) e na Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB (Lei nº 9.394/96).

Silvia Araújo, secretária da Educação, Cultura e Juventude, fala das expectativas para os próximos anos. “Com a vigência da Lei nº 11.738, até 2020 os salários dos professores devem ser equiparados aos salários dos outros profissionais com escolaridade equivalente, já que ainda hoje um professor com graduação em nível superior no Brasil recebe, em média, 51,7% do salário de outro profissional com a mesma formação, o que é uma grande injustiça. Vamos continuar trabalhando para mudar essa realidade”, ressalta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*