Prefeitura de Pindoretama implanta Programa Saúde nas Escolas

IMG_0755Com o objetivo de integrar as ações das pastas da Saúde e da Educação, a Prefeitura de Pindoretama implantou o Programa Saúde nas Escolas. A solenidade de lançamento foi realizada nesta quinta-feira (1), no espaço dra. Lucy.

Criado pelo Ministério da Saúde, o Programa visa contribuir para o crescimento dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com perspectiva para o enfrentamento dos problemas que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Em Pindoretama serão realizadas ações de promoção à saúde, como cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito aedes aegypti, incentivo à atividade física e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), dentre outras.

IMG_0770Sharliane Monteiro, secretária municipal da Saúde, destaca a importância do Programa. “Considerando que a proposta do Programa Saúde nas Escolas vem na perspectiva da articulação entre políticas públicas, a adesão do município irá contribuir para a ampliação das práticas de promoção e prevenção de agravos e doenças em crianças e adolescentes”, pontua.
IMG_0830

Silvia Araújo, secretária municipal de Educação, Cultura e Juventude, fala da execução do programa no município. “O Programa irá beneficiar todas as escolas do município, incluindo a escola estadual Júlia Alenquer Fontenele, o que representa uma cobertura de 100% das escolas e públicas, ficando bem acima da média nacional, que gira em torno de 56%”, comenta a gestora.
“A escola é um dos principais ambientes de desenvolvimento da criança e do jovem, devendo ser, portanto, um lugar seguro e saudável para convivência dos alunos. Nesse sentido, a presença do programa vai criar um vínculo ainda maior entre estudante e escola, já que pretende promover o bem-estar físico e psicológico”, finaliza o prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo.