Prefeitura de Pindoretama inicia programação oficial da Campanha Novembro Azul

300fc1fe-c30b-45c8-ae03-c451557018b8Buscando sempre desenvolver ações de conscientização sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem, A Prefeitura de Pindoretama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta segunda-feira (09/11) à campanha Novembro Azul. A abertura oficial do evento aconteceu no posto de saúde da comunidade de Sítio Forquilha, com a palestra sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata ministrada pela Dra. Hiaskara.
Estiveram presentes no evento o prefeito Valdemar Araújo, a Secretaria de Educação Sílvia Araújo, a Secretária de Saúde Sharliane Monteiro, dentre outros.
Saiba mais
Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.
Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).
Como surgiu
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Ao longo do mês, alguns pontos da cidade serão iluminados com a cor azul, como as palmeiras da Avenida Ana Costa, no trecho entre a orla e a Rua Azevedo Sodré, no Gonzaga.