Prefeitura realiza mutirão de combate ao aedes aegypti

WhatsApp Image 2017-04-27 at 08.18.16A Prefeitura de Pindoretama deu início, nesta quinta-feira (27), as ações emergenciais de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

O mutirão deve acontecer em todo município, começando pelas regiões com maior incidência de doenças e focos do mosquito, identificadas a partir de mapeamento realizado pelos núcleos de Vigilância Sanitária e de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde.

“Vamos começar na região compreendida entre as avenidas Vale Albino e Capitão Nogueira e rua Odílio Maia Gondim e av. José Queiroz, formando um quadrante. Essa parte da cidade tem o maior número de notificações de possíveis casos de chikungunya e por isso será a primeira a receber o mutirão”, explica Deno Alves, coordenador municipal de vigilância sanitária.

Inicialmente será realizado o recolhimento maciço do lixo, depois as residências receberão a visita dos agentes de endemias e de agentes de saúde. Além disso, também será reforçado o trabalho de conscientização nas casas, escolas e locais de grande fluxo de pessoas.

“A melhor forma de combater o mosquito é a prevenção, por isso insistimos e pedimos para que todos nós façamos o possível para não deixar água parada em canto nenhum”, alerta Sharliane Monteiro, secretária municipal da Saúde.