Projeto Peteca: Todos contra o trabalho infantil

PetecaO Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) é um programa de educação que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil.  Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização adolescente.

No Brasil, o trabalho infantil é permitido a partir dos 16 anos e a aprendizagem dos 14 aos 24 anos. Dos 16 aos 18 anos, o trabalho não pode ocorrer em atividades penosas, perigosas e insalubres.

O trabalho infantil acarreta prejuízos ao desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo. As principais consequências são: atraso na aprendizagem, fracasso e abandono escolar, prejuízo ao desenvolvimento físico e a saúde tais como lesões, deformidades, fadiga excessiva, distúrbio do sono, irritabilidade e problemas respiratórios.

A Prefeitura Municipal de Pindoretama, preocupada com a garantia da criança e do adolescente na escola, vem realizando através da secretária da Educação, Cultura e Desporto, várias ações nas escolas municipais com professores e alunos, apresentando o Programa Peteca que trabalha por meio de informações e oficinas a erradicação do trabalho da crianças e do adolescente e a garantia desses no seu ambiente escolar.

Lugar de criança é na escola!