Secretaria de Educação de Pindoretama desenvolve o projeto “Eu sou Cidadão – Amigos da Leitura”

eu-sou-cidadãoO projeto “Eu sou cidadão – Amigos da Leitura” surgiu em 2002, durante a 5ª Bienal Internacional do Livro de Fortaleza por ocasião dos 15 anos da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE, tendo as primeiras damas como responsáveis pela realização e aplicação do projeto nos municípios.

O projeto tem o propósito de desenvolver a leitura com jovens, adultos, crianças e idosos. Além da leitura, o projeto proporciona, debate, discute e aplica ações e momentos com as temáticas apresentadas nos livros, pois não somente a leitura nos interessa, mas o assuntos que conduzem direcionamentos sociais aos jovens, como: drogas, abuso sexual, cultura popular, entre outros. O Eu sou cidadão é articulado por um grupo de 15 jovens, chamados de Amigos da Leitura.  Em Pindoretama, o projeto ficou sob a coordenação do professor Eryck Dieb.

Como o Projeto funciona?

1° O projeto lança anualmente livros temáticos;

2° Os coordenadores passam por uma formação e repassam para os Amigos da Leitura Colaboradores;

3° O Coordenador e os Amigos da Leitura Colaboradores elaboram o plano de trabalho com cronograma de execução e responsáveis;

4° A temática é trabalhada com a rede escolar, social e com a comunidade de forma lúdica.

Esse ano, o projeto está utilizando 10 clássicos da literatura cearense recontados em cordel, visando à linguagem e a leitura de forma mais compreensiva e adequada para a realidade dos nossos jovens. Sendo eles:

Livros do Projeto

O projeto já realizou diversas ações ao longo dos dois meses de atuação no município, atingindo mais diretamente mais de 200 jovens e indiretamente mais de 1000. A metodologia se dá através de dinâmicas, diversas formas de leitura, teatros, criação de paródias, sessão de filmes, exposições, cartazes e etc.

“Educar é fazer cada um descobrir o que há de melhor em si.” Luiza Teodoro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*