SISTEMA DE SENSIBILIZAÇÃO E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL – SISPEA em Pindoretama

IMG_20160322_090135881A educação ambiental no cotidiano da escola, através de vivências que consideram a cultura de cada localidade, resulta na formação de consciência crítica e de hábitos saudáveis com respeito à vida, ao meio ambiente e à sustentabilidade do planeta.

Com isso em mente, a gestão municipal se articulou para promover a educação ambiental em Pindoretama através do Projeto SISPEA, que está sendo desenvolvido em parceria entre a ONG Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA, a Secretaria Municipal de Educação – SME e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pindoretama – SAMA.IMG_20160322_084803053

O SISPEA é destinado às escolas públicas de ensino fundamental I, oferece material didático para alunos e multiplicadores, além de suporte pedagógico para a realização de atividades que promovem o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental nas escolas e nas comunidades, utilizando metodologias e recursos próprios às características e aos costumes locais.

Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental

Dando início às atividades práticas dessa etapa do projeto, realizou-se, em março de 2016, uma “Oficina de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental”, com carga horária de 8h/aula, com a finalidade de sensibilizar e de capacitar os coordenadores pedagógicos e os professores das escolas municipais de ensino fundamental para aplicarem o SISPEA através de metodologia interdisciplinar, transversal, teórica e prática, com ênfase nos parâmetros curriculares nacionais.

A cada ação socioambiental, nosso município avança na busca pelo desenvolvimento sustentável!