VISITA À FUNDAÇÃO BRASIL CIDADÃO EM ICAPUÍ/CE

IMG_9382Visando a elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico inovador, baseado em propostas sustentáveis, uma equipe formada por integrantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, SAAE, CRAS, agente de saúde e fiscais de vigilância sanitária visitou a Fundação Brasil Cidadão – FBC em sua Estação Ambiental Mangue Pequeno, em Icapuí/CE.

Com foco na conservação do patrimônio natural, sustentáculo da vida no planeta, a ONG trabalha pelo planejamento territorial, gestão ambiental e desenvolvimento econômico sustentável das comunidades de Icapuí, utilizando-se da educação ambiental como ferramenta para a mobilização social e mudança de atitude da população.

Agradecemos a apresentação dos projetos e metodologia da FBC e das diversas tecnologias sociais, como a captação e armazenamento de água pluvial, construção com superadobe, turismo comunitário, viveiro de mudas, etc.

Contudo, o mais significativo de nossa visita foi conhecer as “fossas ecológicas”, “canteiros biosépticos” ou “bacia de evapotranspiração”, ou seja, um método simples, de baixo custo e eficaz para tratar o esgoto doméstico sem poluir! Isso significa melhorar as condições de saúde e do meio ambiente para o nosso povo! A tecnologia será inserida no Plano Municipal de Saneamento Básico de Pindoretama, que está em elaboração.