Notícias

Equipe da Saúde realiza ações de prevenção ao suicídio

#SAÚDE | POR JADNA LUZ | 02 DE OUTUBRO DE 2019 | 206
Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Pindoretama, por meio da Secretaria da Saúde, realizou diversas ações da campanha ‘Setembro Amarelo’, que ocorre em todo o país com foco na prevenção do suicídio. As atividades buscaram a conscientização da população local a respeito do problema, considerado de saúde pública.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, por tanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Estado do Ceará, do ano de 2010 a 2018, houve um crescimento de 31,8% nos casos oficiais, fora aqueles que não são notificados.
Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. O Centro de Valorização da Vida disponibiliza o site www.cvv.org.br para assistência gratuita.
Setembro Amarelo
O Movimento teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O seu principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo.


Por Jádna Luz

 

Deixe seu comentário

COMO SE COMUNICAR CONOSCO?

NOSSOS CANAIS