O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 01/01/1989
Emancipação Política: 7 DE SETEMBRO
Gentílico: PINDORETAMENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: RMF
Microregião: CASCAVEL
Distância para a capital: 36,00

Dados de características geográficas

Área: 72,86
População estimada: 20567
Densidade: 280,42
Altitude: 40
Clima: TROPICAL SEMIÚMIDO
Fuso Horário: UTC
Pindoretama surgiu entre os anos de 1876 a 1877, quando dom Pedro II ordenou a construção do telégrafo que estabelecia comunicação entre as cidades de Fortaleza e Aracati. Para tanto foi necessária a abertura de uma estrada, em cujas margens começaram a habitar seus trabalhadores, dando início a um pequeno povoado vinculado ao município de Cascavel/CE.
Pindoretama é um município brasileiro do estado do Ceará, pertencente a Região Metropolitana de Fortaleza. Sua população estimada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é cerca de 20..567 habitantes. A sua área territorial é de 72,85km². Conhecida também como a Capital da Rapadura e Princesinha do Litoral.

Sua origem remonta os anos de 1876 a 1877. Nesse período, por ordem de dom Pedro II, foram colocados os postes do telégrafo que estabelecia comunicação entre as cidades de Fortaleza e Aracati. Para tanto foi necessária a abertura de uma estrada, em cujas margens começaram a habitar seus trabalhadores.

A estrada, que ficou conhecida como Estrada Nova, Estrada Telegráfica e Estrada do Fio, em Pindoretama passava no Centro da cidade, por onde hoje são a Rua José Franco (Rua do Cemitério) e Avenida Capitão Nogueira.

Com o passar do tempo surgia um pequeno povoado, vinculado ao município de Cascavel. Em 1894 este foi elevado à categoria de Vila, com o nome de Baixinha e em 1911 a distrito de Cascavel. Pela Lei Estadual nº 2.738, de 28 de outubro de 1929, o distrito passou a denominar-se Palmares, assim permanecendo até 1943, quando pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.114, de 30 de dezembro, o distrito de Palmares passou a denominar-se Pindoretama.

A Lei Estadual nº 6.310, de 20 de maio de 1963, elevou o distrito de Pindoretama a categoria de município, entretanto, não chegou a ser instalado. Já por força da Lei Estadual nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965, o município criado retornou a ser distrito de Cascavel.

No dia 7 de setembro de 1987 foi realizado um plebiscito, e no mesmo ano, por meio da Lei Estadual nº 11.413, de 28 de dezembro, o município foi criado definitivamente, se desmembrado do município de Cascavel e constituindo-se do território do distrito de Pindoretama e partes dos distritos de Guanacés e Capim de Roça.

A instalação do município ocorreu em 1989, no dia 1º de janeiro, constituindo-se de um distrito Sede até 2005, quando o território municipal foi divido em cinco Distritos: Sede, Pratiús, Capim de Roça, Ema e Caponguinha.
A palavra pindoretama tem origem tupi e significa "terra das palmeiras", de pindó (palmeira) e retama (terra; terra natal; região).
Quando o município fora instalado, em 1º de janeiro de 1989, Pindoretama se constituia de um distrito Sede, ficando assim até 2005, quando foi divido em cinco Distritos: Sede, Pratiús, Capim de Roça, Ema e Caponguinha.

Cidade de Pindoretama – Sede (Redefinido pela Lei Municipal nº 251, de 6 de setembro de 2005);
Pratiús (Criado pela Lei Orgânica Municipal, em 25 de maio de 1990);
Capim de Roça (Criado pela Lei Orgânica Municipal, em 25 de maio de 1990);
Ema (Criado pela Lei Municipal nº 249, de 7 de setembro de 2005); e
Caponguinha (Criado pela Lei Municipal nº 242, de 6 de setembro de 2005).
Embora criado por lei em 28 de dezembro (1987) e instalado em 1º de janeiro (1989), a data de aniversário do município ficou sendo o dia da realização do plebiscito em que os seus cidadãos decidiram pela sua emancipação em relação ao município de Cascavel, 7 de setembro (de 1987).

Hino Oficial de Pindoretama

Hino do município de Pindoretama
Letra por Clarismundo Silva Porto
Melodia por Antônio Gondim

Oh! Princesa das terras benditas
Verdejantes de canaviais
Entre afagos da brisa de agitas
Sob as palmas de teus coqueirais

Pindoretama, Pindoretama
És brilhante de fino lavor!
Pindoretama, Pindoretama
Paraíso de sonho e de amor!

No sossego e na paz te engalanas
Na doçura de céu cor-de-anil
És a jóia mimosa e te ufanas
De brilhar nesse imenso Brasil!

O trabalho é a luz que te guia
Ao triunfo que já te sorrir
És leais na mais santa alegria
Os teus filhos se orgulham de ti.

Brasão Oficial de Pindoretama


Bandeira Oficial de Pindoretama


NOTÍCIAS

#Seleção | 05 DE OUTUBRO DE 2022

A Prefeitura de Pindoretama torna público, nesta quarta-feira, 05 de outubro, o 1º EDITAL DA SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA BRASIL NA ESCOLA.

Confira no link abaixo:

[...]

#Seleção | 05 DE OUTUBRO DE 2022

A Prefeitura de Pindoretama torna público, nesta quarta-feira, 05 de outubro, o 11° EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO TEMPO DE APRENDER.

Confira no link abaixo:

[...]

#AssistênciaSocial | 04 DE OUTUBRO DE 2022

Programa de transferência de renda destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país.

Em caso de dúvidas, dirija-se ao setor de Cadastro Único na Casa do Cidadão.

Confira a lista com os novos beneficiários no link abaixo:

[...]

#Seleção | 04 DE OUTUBRO DE 2022

A Prefeitura de Pindoretama, por meio da Secretaria de Educação e Juventude, torna público o resultado final do processo seletivo para voluntários do Programa Brasil na Escola.

Confira no link abaixo:

[...]

#Seleção | 29 DE SETEMBRO DE 2022

A Prefeitura de Pindoretama, por meio da Secretaria de Educação e Juventude, torna público o resultado preliminar do processo seletivo para voluntários do Programa Brasil na Escola.

Confira no link abaixo:

[...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito