A Secretaria da Saúde de Pindoretama, desde o início da vacinação contra a COVID-19, teve como base de atuação local o plano operacionalização da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), (Disponível em: https://coronavirus.ceara.gov.br/project/plano-de-operacionalizacao-para-vacinacao-contra-a-covid-19/) e segue, criteriosamente, todas as pactuações que vêm sendo feitas entre a SESA e os 184 municípios cearenses, por meio da Comissão Gestora Bipartite - CIB, conforme as resoluções publicadas competentes a esta comissão.
A partir de hoje, 25 de fevereiro, o site da Prefeitura Municipal de Pindoretama estará sendo atualizado, de segunda a sexta-feira, com a relação de todas as pessoas vacinadas no município de Pindoretama divididas pelos grupos prioritários e de acordo com as recomendações descritas nas resoluções da CIB CEARÁ, bem como os dados fornecidos pela Secretaria da Saúde de Pindoretama.
No tocante ao grupo dos trabalhadores da saúde, a Resolução CIB 07/2021, preconiza a vacinação inicial aos funcionários de saúde priorizando os da linha de frente da COVID-19. Vale ressaltar que, no caso do município de Pindoretama estão inseridos na linha de frente todos os profissionais que atuam no Hospital Municipal, no posto de coleta de exames (inclusive o SWAB) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) incluindo os seus pontos de apoio, tendo em vista que, o diagnóstico inicial dos pacientes suspeitos são dados nestas unidades citadas.
Cabe lembrar que, a categoria dos motoristas das ambulâncias e dos veículos que atendem às UBS e as demandas referenciadas pela Secretaria da Saúde estão inseridos nessa categoria. Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias que visitam, periodicamente, as residências dos usuários, também estão incluídos nesse grupo prioritário.
Informamos ainda que, seguindo a orientação da referida Resolução CIB 07/2021 foram vacinados os trabalhadores do setor administrativo da Secretaria da Saúde que recebem diariamente as demandas que seguem os fluxos de atendimento da atenção básica e hospitalar para a atenção especializada dentro ou fora do município.
No que diz respeito ao grupo dos idosos, o município seguiu tanto a Resolução CIB 07/2021 quanto a Resolução CIB 13/2021, a qual recomendaram o início da vacinação deste grupo prioritário pelos idosos acima de 75 anos restritos ao leito e, posteriormente, a sequência dos idosos com mais de 90 anos, seguidos da faixa etária de 85 a 89 anos, 80 a 84 anos e de 75 a 79 anos para as remessas previstas para os meses de fevereiro e março.
Informamos que o município de Pindoretama já atingiu 100% das 1ª doses recebidas tanto da vacina CORONAVAC (trabalhadores da saúde) como da ASTREZENECA (idosos), e no que diz respeito a aplicação da 2ª DOSE da vacina CORONAVAC já estamos com mais de 95% de aplicação no grupo correspondente que são os trabalhadores da saúde.
RILSON SOUSA DE ANDRADE
Secretário da Saúde