A cidade de Pindoretama entra novamente para o RankBrasil Recordes Brasileiros com uma conquista doce e impressionante: a MAIOR RAPADURA DO MUNDO, pesando 9.820 kg e medindo 4.16m de comprimento, 2.10m de largura e 0.90cm de altura.
A iguaria feita de cana-de-açúcar foi produzida artesanalmente no Engenho Almeida, pertencente ao Sr. Francisco Reginaldo Almeida Braz, e levou oito dias para ser confeccionada.
A rapadura pindoretamense superou o recorde anterior de 8.173 kg, estabelecido por uma rapadura produzida em Santa Cruz da Baixa Verde (PE). A certificação do RankBrasil, empresa renomada que registra recordes exclusivamente brasileiros, comprova essa conquista do município de Pindoretama.
A ideia de produzir uma rapadura gigante teve início em 2006, durante a gestão do ex-prefeito José Gonzaga Barbosa (Zé Gonzaga), com a inspiração e dedicação de Francisca Helena Moreira Lima e Otávia Oliveira Lima.
Neste ano de 2023, o atual prefeito de Pindoretama, Dedé Soldado, resgatou o tradicional Festival Internacional da Cana-de-Açúcar, conhecido como Pindorecana, e realizou o evento conforme estabelecido no calendário municipal, no mês de julho.
Com o novo recorde, o município de Pindoretama volta a ser reconhecido como recordista nacional e até mesmo mundial, ostentando a maior rapadura já feita.
Essa conquista doce e impressionante ressalta o talento e a tradição dos pindoretamenses na produção de doces de cana-de-açúcar, exaltando a cultura local e a paixão pelo sabor autêntico da região.